Exposição Balcão de Histórias: memórias do comércio em São Paulo

Como eram efetuadas as compras antes da internet, do cartão de crédito e dos shoppings centers? Houve um tempo em que era possível falar para o dono da loja: “marca na caderneta que no final do mês eu acerto", ou que, depois de lido, jornal virava papel de embrulho na feira e feijão e arroz eram escolhidos em sacos de juta. Tempos em que crianças passavam as férias nos balcões do comércio e não se via homens empurrando carrinho em supermercado. Essas e outras histórias estão reunidas na exposição Balcão de Histórias: Memórias do Comércio em São Paulo, que tem abertura oficial em 10 de abril, no Hall de Exposições do Sesc Vila Mariana.

A história do comércio não se reduz àquele pequeno momento em que compramos ou vendemos alguma coisa. Dela fazem parte a vida de pessoas, de famílias e as mudanças dos meios de transporte, dos produtos, da vida urbana, dos costumes e de visões de mundo. Por isso mesmo, fragmentos de todos esses conteúdos estão presentes na exposição. Dividida em cinco módulos - Histórias de Pessoas, Origens, Transformações e Inovações, Sonhos e Regiões do Estado de São Paulo -, a mostra apresenta uma pequena parte do conteúdo coletado e sistematizado ao longo de quase 20 anos de pesquisa.

Resultado de uma parceria entre o Sesc São Paulo e o Museu da Pessoa, a iniciativa, realizada entre 1994 e 2012, registrou a história do comércio no Estado de São Paulo por meio da história de vida de 233 comerciantes, comerciários e prestadores de serviços. A coleção complete está disponível no site memoriasdocomerciosp.museudapessoa.net e reúne, além dessas experiências únicas, cerca de mil imagens compostas por fotos e documentos dos entrevistados nas cidades de São Paulo, Araraquara, São Carlos, Campinas, São José dos Campos, Taubaté e Santos, entre outras.

Itinerância da exposição
De 6/6 a 9/7, no Sesc Bom Retiro
De 17/7 a 25/8, no Sesc Santo Amaro
De 7/9 a 6/10, no Sesc Ipiranga
De 30/10 a 15/12 no Sesc Santana.


Serviços e equipamentos Fornecidos pela Piaf:


IMAGEM

Projetores FullHD 6.000 lumens
Televisores de 42” Touch Screen
Televisores de 17 a 32”
Tablets