100 Anos de História e Energia

Com curadoria do historiador Renato de Oliveira Diniz e produção de Ana Maria Xavier, 100 Anos de História e Energia é autoexplicativa e dividida em quatro módulos:

1- Os Pioneiros da Energia Elétrica - 1912 a 1927: o período vai da consolidação do fornecimento de energia elétrica como negócio local ou regional à venda das empresas do setor para grupos internacionais.

2- A Hegemonia do Capital Internacional - 1927 a 1954: o período abrange do monopólio dos grupos internacionais à crise de fornecimento dos anos 1940 e 1950; trata ainda das discussões técnicas e ideológicas que culminaram com a nacionalização das empresas e a intervenção estatal no setor.

3- A intervenção Estatal -1954 a 1997: o período aborda o domínio das empresas estatais inicialmente na geração e transmissão e, posteriormente, na distribuição de energia elétrica. A partir da intervenção do Estado, as energéticas paulistas se transformaram em um dos maiores parques hidrelétricos do mundo.

4- O Retorno dos Investimentos Privados - 1997 até os dias atuais: o período destaca a desestatização do setor e o início dos investimentos privados, como resposta à crescente demanda por geração de energia elétrica e pela busca de fontes limpas e renováveis.

Esse projeto expositivo, iniciou sua itinerância em Campinas, seguindo para Santos, Sorocaba e Ribeirão Preto.
Para essa exposição a Piaf utilizou-se de Projetores Panasonic HD, Projetores Ultra Short Throw Benq, MacBook Pro, Kinect e sistema de som direcional SoundTube.